História

No início do mês de agosto de 1966, um grupo de Engenheiros e Arquitetos de Bauru, liderados pelo Eng. José da Silva Martha Filho, entregou em mãos a todos os Engenheiros e Arquitetos a circular n. 001, convocando para no dia 12 de agosto de 1966, na sede da Assoc. dos Engenheiros da Estrada de Ferro da NOB, participar da Assembléia de fundação da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Bauru, com a seguinte ordem do dia: Discussão e votação do estatuto; Eleição do primeiro Conselho e primeira Diretoria; entrega da ficha de inscrição de Sócio Titular-Fundador.
Assinaram a lista de presença 36 profissionais fundadores, que seguem:
01. NIVALDO PREGNOLATO PINTO NOGUEIRA
02. JUSCELINO ROMÃO CARNEIRO
03. JOSÉ RENATO DO VALLE GEDELHA
04. JOÃO BOLGHERONI SILVA
05. LUIZ EDMUNDO COUBE
06. PEDRO COUTINHO NETO
07. ANTERO FERNANDES NUNES
08. AYRTON AMARAL
09. JAYME VIEIRA PINHEIRO
10. JOÃO SILVEIRA FILHO
11. PAULO REZENDE VILELA
12. RAUL DE OLIVEIRA BARBOSA
13. FRANCISCO DE PAULA NOGUEIRA
14. LUIZ JOSÉ G. BARROS
15. GENÉSIO HIDALGO
16. JOSÉ OLYNTHO MACHADO
17. HORÁCIO FREDERICO PYLLES
18. GUILHERME R. FERRAZ
19. ANDRÉ MATEUS VIU
20. LAZARO DOMINGUES DE OLIVEIRA
21. BENJAMIM PEREIRA LIMA
22. ELDER GADOTTI
23. DJALMA DE OLIVEIRA
24. JOSÉ MANOEL DE SOUZA
25. JOSÉ FERRAZ DE ASSIS
26. CARLOS MAGNO LAUZI
27. JORGE ALBERTO CORREIA BITENCOURT SOARES
28. NOLY DI PIERO
29. ELY NAHAS
30. JOSÉ RONDON
31. WALDIR TEIXEIRA VIEGAS
32. LUIZ SOARES VILLAÇA
33. FERNANDO FERREIRA PINHO
34. JOSÉ DA SILVA MARTHA FILHO
35. JOSÉ QUEDA
36. JOSÉ CARDOSO NETOR
E às 20 hs do dia 12 de agosto de 1966, iniciou-se a Assembléia, assumindo a direção dos trabalhos, os componentes da comissão de elaboração dos Estatutos, composta dos seguintes profissionais: José Queda, Waldir Viegas, Pedro Coutinho Neto, Fernando Ferreira Pinho e presidida pelo relator José da Silva Martha Filho.
Procedida a discussão e votação do estudo dos Estatutos elaborados pela comissão, foi elaborada por unanimidade os Estatutos da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Bauru.
Em seguida o presidente da Assembléia, o Eng. José da Silva Martha Filho, declarou fundada a Associação, e solicitou proceder a eleição da primeira Diretoria e do primeiro Conselho da Associação.
Por aclamação foram eleitos os Diretores e Conselheiros e imediatamente empossados, tendo como presidente da Diretoria o Eng. Luis Edmundo Coube, e do Conselho, o Eng. João Bolgheroni Silva.
Havia se tornado realidade a existência de mais uma célula da classe dos Engenheiros e Arquitetos.
Inicialmente a denominação da nova entidade foi de A.E.A.B. – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Bauru, alterado em Assembléia de aprovação de alteração dos Estatutos no dia 18/12/1980 para A.E.A.A.B. – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru.
A logomarca da A.E.A.A.B. foi escolhido através de concurso patrocinado pela empresa Martha & Pinho Ltda, que ofereceu ao vencedor, o Arq. Luiz Soares Villaça, como premio um distintivo em ouro que por ocasião do recebimento do premio o Arq. Villaça fez uma exposição do significado do mesmo. A sigla ASSENAG foi instituída em assembléia, quando da aprovação da alteração do estatuto, em 1987, por sugestão do então presidente, Eng. Veríssimo F. Barbeiro Filho.
Na gestão do então presidente, Eng. Eduardo Gomes Pegoraro, essa logomarca passou por um processo de atualização e modernização, sendo utilizado até os dias de hoje.
A ASSENAG hoje está instalada em prédio próprio, terreno doado pelo Ex-Prefeito Sr. Oswaldo Sbegen, na gestão do Eng. Coaracy Antonio Domingues Gestão 80/82, cujo projeto arquitetônico foi doado pelo Arq. Edmilson Queiroz Dias, após ter sido vencedor de um concurso para elaboração do mesmo, realizado em 1988.
O Projeto Estrutural foi de responsabilidade do Eng. Murillo Villaça Maringoni e o Projeto Elétrico do Eng. Valdir de Castro Segura.
O Eng. Antonio Grillo Neto, foi o responsável pela obra, iniciada em janeiro de 1990, gestão do Eng. Veríssimo F. Barbeiro Filho, que foi inaugurada em 22 de abril de 1998 e possui aproximadamente 1.000 m2 de construção em 2 pisos, tendo como presidente da Diretoria, na época o Eng. João Maringoni Neto, e presidente do Conselho o Eng. Celso Pimentel Martha.