ANIVERSÁRIO DE BAURU

A cidade de Bauru é popularmente conhecida como a ‘Cidade Sem Limites’. Mas você já se perguntou o motivo?
No dia 1 de agosto de 1896, o Governo do Estado de São Paulo sancionou a lei que deu origem, oficialmente, ao município de Bauru. A partir desta data, a cidade ficou marcada pelo desenvolvimento e implementação das linhas ferroviárias.
A primeira linha férrea é datada de 1905, a Estrada de Ferro Sorocabana, com ligação direta para São Paulo. Em 1906, foi inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, saindo da cidade de Bauru em direção ao Mato Grosso.
Em 1950, com o objetivo de urbanizar, desenvolver e integrar a economia na região Centro-Oeste, durante a Era Vargas, iniciou-se a campanha “Marcha Para o Oeste”, com o auge do desenvolvimento da malha ferroviária. Nesse contexto, por estar localizada no centro do Estado de São Paulo, Bauru se tornou um dos principais polos econômicos do Oeste Paulista e surgiu a ideia de “sem limites”.
O ex-prefeito e dono do antigo jornal Diário de Bauru, Nicola Avallone Junior, conhecido como Nicolinha, publicou no periódico uma poesia do bauruense Euzébio Guerra, assinada com “Bauru – Cidade Sem Limites!”.
A partir desse momento, o slogan pegou e “Bauru, Cidade Sem Limites” passou a ser usado frequentemente.
Hoje, comemoramos com alegria, mais um ano da nossa Cidade Sem Limites!
Parabéns, Bauru!

Deixar Comentário